sábado, 9 de março de 2013

Porquê Assistimos um filme mais de uma vez

Raciocínio também funciona para livros que você leu duas vezes ou viagens que são feitas com frequência.

(Fonte da imagem: Reprodução/Alonao)

Você provavelmente já assistiu a um filme duas vezes ou lê o mesmo livro todos os anos — se você não é assim, talvez conheça alguém que tenha essas manias. Isso é tão normal que algumas pessoas compram o DVD de histórias que elas já viram no cinema, por exemplo. Apesar de não ser nada bizarro, você já se perguntou o motivo de isso acontecer? Pois Cristel Antonia Russell, que é uma professora da Universidade do Arizona, já. Por esse motivo, ela decidiu realizar uma pesquisa para descobrir o que causa esse comportamento, já que ele não é muito prático ou lógico. 

 É mais do que o simples gostar 

Para chegar a resultados plausíveis, a professora entrevistou 23 pessoas e fez perguntas cheias de palavras e frases chaves. Com isso, ela descobriu que esses indivíduos consomem o mesmo produto — independente de ser um livro, filme ou viagem — pelo fato de que o cérebro delas já sabe a recompensa que vai ser ganha, como satisfação ou relaxamento. Contudo, há outro motivo muito grande para que esse comportamento ocorra: muita gente usa este “recurso” para avaliar como a própria vida mudou. Com isso, você pode comparar o seu estado atual com o momento em que você viu o seu filme preferido pela primeira vez, por exemplo. 

 Tá, e o que isso quer dizer? 

Você pode achar que isso é uma coisa boba, mas algumas pessoas conseguem realizar uma avaliação bastante profunda sobre o momento vivido — como o caso de uma das entrevistadas de Russell, que superou um relacionamento ruim revendo o mesmo filme. Ou seja, essa é uma forma de terapia inconsciente que muita gente pratica por aí, e não a demonstração de que a pessoa gostaria de voltar ao passado. Contudo, isso não ignora o fato de você ler o mesmo livro por gosto, mas é apenas um dos motivos que podem influenciar a sua decisão.